A SÃ DOUTRINA - Doutrinas X Usos e Costumes


“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)

O ensinamento doutrinário na igreja deve estar de acordo com a Bíblia. O que não estiver nas Sagradas Escrituras, não pode ser considerado como “Doutrina”. O apóstolo Paulo afirmou: “Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”.(Gálatas 1:8) Sendo assim, o que está na Bíblia deve ser observado e respeitado. E o que não está na Bíblia, ou seja, outro evangelho, deve ser anátema (traduzindo: expulso do nosso meio). É o que nos ensina a Palavra de Deus!

Porém, infelizmente há pessoas que confundem doutrina com usos e costumes. Doutrina é o que está na Bíblia. Usos e Costumes são dogmas, tradições de uma cultura local, de um povo ou nação, e não se encontram nas Escrituras. Por exemplo: a uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam: ouvir rádio; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem algum; o casal de namorado não podia andar nem de mãos dadas! Calça jeans era sinal de fraqueza espiritual e a pessoa estava prestes a sair da igreja. E além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu! Pergunta: Onde foram parar estas “doutrinas”? Não eram de Deus? E se eram, porque acabaram?? Se não eram de Deus, porque permaneceram por tanto tempo, suspendendo e excluindo irmãos da igreja?? Acabaram, porque não passavam de doutrinas de homens!

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". Colossenses 2: 20-23

No versículo acima o apóstolo Paulo adverte aos Colossenses que todas essas doutrinas dos homens perecem!!!

“Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens”. (1 Cor. 7:23)


Um exemplo bíblico dos que viviam na doutrina dos homens está em Marcos 7:1-8. Veja o que Jesus disse nesta passagem:

“Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.

(Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos)

Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos
conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

Jesus chama de hipócritas, como já havia profetizado Isaías, aqueles que, ao invés de seguirem o mandamento de Deus, que está na Bíblia, seguem tradições, costumes impostos pelos homens. Aliás, se voce é um leitor assíduo das Escrituras, vai notar nos evangelhos, que os escribas, fariseus, hipócritas eram conhecidos pela roupa! Isso mesmo!!! Queriam sempre mostrar boa aparência exterior:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia”.(Mateus 23:27)

Jesus nunca se vestiu de maneira especial para mostrar que era o Filho de Deus. Para Judas o identificar dentre os outros, teve que lhe dar um beijo, senão os homens não saberiam qual era. Se Jesus usasse alguma roupa especial, diferente, Judas apenas diria:

“-Aquele que está com a roupa tal, da cor tal, etc...”

Mas não. Judas teve que dizer:

“Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o”. (Mateus 26:48)

A santidade de Jesus não estava em roupas, mas em amor e sinceridade!!! E o pior de quem segue todos estes costumes de homens, é que além de seguirem estas "doutrinas", ainda julgam e condenam todos os outros que não acompanham suas tradições. Jesus advertiu contra isso em Marcos 7. E o apóstolo Paulo aconselhou em Romanos 14:4,5:

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.

Esta maravilhosa passagem de Romanos nos mostra que jamais devemos julgar nosso próximo por motivo algum. Seja por dogmas da igreja, costumes de roupas, e demais coisas de homens, que não se encontram nas Escrituras. As roupas, desde o tempo de Jesus aos dias atuais, mudaram muito. Se houvesse alguma doutrina bíblica específica sobre roupas, teríamos que usar túnicas, mantos, aqueles vestidos enormes. Roupas sociais foram inventadas muito tempo depois de Jesus. Muitas igrejas que pregam sobre roupas usam como apoio, interpretando erroneamente Efésios 4:17:

“Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade do seu sentido”.

Mas será que este “andar” desse versículo trata de roupas? Essa VAIDADE trata das vestes apenas?? Observe que Paulo fala da "...vaidade do seu sentido...", e não da vaidade das vestes! Senão, vejamos o que nos diz os versículos restantes, do 25 ao 32:

“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...Irai-vos, e não pequeis...
não deis lugar ao diabo...Aquele que furtava, não furte mais...Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...Toda a amargura, e cólera, e ira,
e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.”

Você percebeu que o “andar” de que fala a Bíblia, trata do caráter, e não do exterior do homem. Que a"vaidade" não se trata apenas das roupas, mas da integridade do cristão. É verdade que há mesmo vaidade nas roupas indecentes. Mas não estou defendendo isso. Porque como fica quem não usa o que é indecente?! Estará em pecado porque não adota uma regra?? Nota-se entre muitos dos homens que pregam doutrinas de roupas, as malícias, contendas, invejas, fofocas, confusões, fruto dos julgamentos a que vivem acusando o próximo, ao invés do amor. A Bíblia nos ensina a amar e orar pelo irmão, ao invés de julgar. Este estudo não tem o propósito de dizer que você não possa ter uma boa ética, de se vestir decentemente, para fazer a obra de Deus. Mas mostrar como é errado julgar segunda a parência.

"Não julgueis segundo a aparência, mas sim pela reta justiça". (João7:24)

Quando Deus mandou Samuel ungir a Davi como rei de Israel, Samuel viu Eliabe, e disse:

“Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel:
Não atentes para a sua APARÊNCIA, nem para a grandeza da sua estatura,
porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como vê o homem,
pois o homem olha para o que está diante dos olhos,
porém o Senhor olha para o coração”.
(1 Samuel 16:6,7)

Como é errado julgar as pessoas segundo a aparência! Muitas igrejas jogam mais pessoas no mundo do que ganham para o Reino de Deus. Toda doutrina de homem, imposta pelo homem, não surte outro efeito senão a apostasia, ou seja, o abandono da fé. Quem faz a obra é o Espírito Santo, e não o homem, com cobranças. Saul tentou impor a Davi as roupas com as quais ele deveria lutar contra Golias. Veja o que diz 1 Samuel 17:38 e 39:

“Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. E vestiu a Davi da sua própria
armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça”.

A intenção de Saul era até boa, pois ele pensava que Davi iria precisar das armaduras (roupas) para pelejar contra Golias. Mas não foi assim:

“Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si”.

O homem, até bem intencionado, pensa que venceremos o inimigo, com armaduras exteriores. Mas Efésios 6:10 nos ensina a vestir a Armadura de Deus, ou seja, Armadura Espiritual. Quanto a você ter uma posição diferente, isso é entre você e Deus. Porém, não julgue que seu irmão tenha que ser igual a você. A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos ensina a identificar o verdadeiro servo de Deus, aquele que realmente é discípulo do Senhor Jesus. Quer saber que versículo é esse? É fácil. Está em João 13:35:

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,
se tiverdes amor uns aos outros”.

A SÃ DOUTRINA - Parte 2 - Roupas de Homem. Roupas de Mulher


"Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus". (Deuteronômio 22:5)

Muitos pregadores que condenam os outros com "doutrinas de roupa", só são vistos como "moralistas" com a passagem de Deuteronômio 22:5, porque poucas pessoas se dão o trabalho de ler o restante dos versículos. Ninguém pode pegar um versículo isolado e fazer de doutrina. A bíblia toda se completa, sem confusão, sem contradição, certo? Então leia o que diz os versículos que seguem logo depois que diz sobre traje de homem e de mulher:

"Quando edificares uma casa nova, farás no teu telhado um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair". (Versículo 8)

Algum destes pregadores ensinam também esse versículo? Ora, ele vem logo depois do que fala sobre os trajes! Constroem eles parapeitos nas suas casas? Estão eles em pecado??? Leia também o versículo 12:

"Porás franjas nos quatro cantos da tua manta, com que te cobrires". (Versículo 12)

Ôpa, mais um pecado! Onde estão as mantas destes pregadores??? Estão eles sem santificação??? Amados irmãos, todo aquele que estuda a Palavra de Deus com sinceridade descobre os erros, e por isso Jesus disse:

"Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus". (Mateus 22:29)

Não podemos concordar jamais com os liberalismos que existem por aí, e fazer a obra de Deus de qualquer maneira. Mas retirando as indecências que existem no mundo, não existe calça-comprida feminina e decente? Será que o radicalismo de proibir a mulher de usar calça salva alguém? Alguns líderes suspendem e até excluem irmãs da igreja, com suas doutrinas de roupa, mas não disciplinam as que causam confusões e intrigas com fofocas e outros sérios problemas.

Há calça-comprida feita exclusivamente para mulher. Ou seja, é calça de mulher, feita para mulher, logo não é "traje de homem". Pode haver semelhança, como camisas que são semelhantes. Notamos que esta passagem de Deuteronômio 22:5 faz alusão aos que queriam usar as roupas do sexo oposto, talvez numa intenção de homossexualismo. Leia o que diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher..." Portanto, eles sabiam qual era a roupa de homem, e qual era a roupa de mulher! O que poucos pregam é que esta é uma lei do Velho Testamento, da mesma forma que a lei ordenava apedrejar mulheres pegas em flagrante de adultério, como está no evangelho de João capítulo 8:

"Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?" (João 8:5)

Veja que Moisés havia ordenado. E realmente está no livro de Levíticos 20:10. Mas estava aonde? Na lei!!!! Os livros de Gênesis a Deuteronômio fazem parte do pentateuco, os livros da lei. Isso significa que devemos abolir o velho testamento? Claro que não, pois no Novo Testamento, que significa Novo Pacto, Nova Aliança, se esclarece o que estava no Velho Testamento, como é o caso de João 8.

"Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra".

Jesus chama de "acusadores" os que queriam apedrejar a mulher adúltera. Atualmente muitos vivemapedrejando o seu próximo, condenando por aparências, doutrinas de homens. Veja que advertência faz o nosso Mestre! Jesus não condenou aquela mulher que estava em adultério, pega no flagrante. O Senhor a avisou para não pecar mais, claro. Mas não a condenou! E hoje muitos querem condenar um irmão apenas por aparências. Misericórdia!!!

Do que adianta a mulher usar a saia, e usá-la justa demais ou curta? Não está a pessoa se vestindo pior do que a que usa uma calça-comprida decente?! Será que esta "doutrina" prevalece em todos os lugares do mundo? Então vejamos: Em Moscou, capital da antiga União Soviética, a temperatura chega a -40 Graus abaixo de zero. Isso mesmo. Um frio tão grande que muitas pessoas morrem somente de frio. Será que alguma "irmã" usaria a saia em Moscou??

Se a calça-comprida é "traje de homem" seria inaceitável usá-la por debaixo da saia, devido ao frio. Ou vestiria o "pecado" por causa do frio?? A palavra santificação significa separação. A pessoa que se santifica, ela se separa do mundo e suas práticas pecaminosas. Se despoja do velho homem, que deseja o pecado, a prostituição, as bebedeiras, os vícios, as orgias, etc. O "velho homem" é o velho querer, as antigas vontades do pecado. Efésios 4:25-31 explica bem essa parte. Se você falava mal do seu próximo, não irá falar mais, pois você estará santificando os seus lábios.

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros". (Tiago 4:11)

Mas ainda assim os pregadores que não conhecem a bíblia, com suas "doutrinas" de roupas e de homens, "doutrinas" essas que não estão na bíblia, pregam erroneamente Tessalonicenses 5:23:

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e alma e corpo..."

Realmente devemos nos santificar em tudo. O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Não pode ser entregue a indecência, a prostituição, a bebidas, etc. Quando você se converteu, você abandonou o pecado. Afinal, você mudou. Deus operou uma separação entre você e o mundo. A santificação é operada por Deus. Lembra-se do início do versículo? Leia:

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo..."

Ou seja, é ELE quem santifica. É Deus quem opera. É Ele quem toca no homem para abandonar o pecado. E não o homem com cobranças de doutrinas de roupas. Para confirmar esta certeza, basta ler o versículo 24:

"Fiel é o que vos chama, o qual também o fará". (versíc. 24)

É ELE quem faz. É Deus, através do seu Santo Espírito, é que pode tocar no homem, convencer o homem do pecado. Todo tipo de pregação deve ser analisada à luz das Escrituras. Lembre-se dos crentes de Beréia, onde foi Paulo e Silas, em Atos 17:11. Tudo que os crentes bereanos ouviam, conferiam nas escrituras para ver se realmente era assim. E aceitaram a pregação, e a bíblia diz que eles foram mais nobres que os de Tessalônica. Preste bem atenção no versículo abaixo, para edificação da sua vida espiritual e você entender melhor:

"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim". (Atos 17:11)

Veja que bênção! Eles conferiam nas Escrituras tudo que era pregado, e aí sim aceitavam. E foram mais nobres que os de Tessalônica. Paulo e Silas não se sentiram ofendidos pelo fato deles conferirem com as Escrituras o que se pregava. Muito pelo contrário, era bom que eles conferissem mesmo, pois isso demonstrava uma busca sincera pela verdade. Quem busca o caminho da verdade é que busca conferir o que se diz. Quem quer viver no erro jamais vai se arriscar a verificar alguma coisa. O próprio Jesus ordenava "examinar" as Escrituras. (João 5:39)

Quem está na luz não fica confuso, não fica turbado, não erra o caminho. O que acontece quando falta luz em casa? Você pode tropeçar ou esbarrar em alguma coisa, não é? Mas quando a luz chega você vê tudo e não tropeça. A Palavra de Deus é a luz para o seu caminho. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". (Salmo 119:105) Devemos ter muito cuidado com a falsa capa de religiosidade que ronda muitas igrejas. Apocalipse 2:18,19 adverte a igreja de Tiatira pelo seguinte:

"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve...Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança...Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos".

A opção do inimigo contra esta igreja foi introduzir uma mulher que se dizia profetiza, que operava com dons. Jezabel era filha do Rei do Sidônios (1 Reis 16:31) uma adoradora de Baal. O Rei Acabe se casou com esta mulher e permitiu que ela introduzisse a adoração a Baal em Israel. Ela tinha 400 profetas que comiam da sua mesa, desfrutando de status e privilégios. Muitos pensam que o Senhor sonda as roupas para qualificar alguém, segundo a aparência. Mas este é um erro terrível. A capa de religiosidade de Jezabel ronda muitas igrejas pelo mundo. Mas à igreja de Tiatira o Senhor Jesus deixa claro em Apoc 2:23 que não é bem a roupa que Ele sonda não:

"E todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações".

A SÃ DOUTRINA - Parte 3 - Coração Convertido

"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus". (Joel 2:13)

O homem pode criar, sem sabedoria da Palavra de Deus, um monte de proibições que só trazem confusões e não frutos. Confusões porque nenhumas das "doutrinas de roupas" tem fundamento bíblico. E quando tem, são versículos isolados, sem explicações E se perguntarmos muito, eles ficam sem respostas e chateados. Perguntar não é pecado! Jesus respondia a todos que o questionava e deixava os escribas e fariseus sem resposta!!! Ou seja, o Senhor Jesus quer que estejamos bem esclarecidos da verdade da sua Palavra para não sermos enganados.

"Fugi dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas". (Marcos 12:38)

O Senhor quer que todos nós andemos no prumo. No prumo do amor ao próximo. No prumo do perdão. No prumo da oração, do jejum, da evangelização, da leitura da Palavra e a sua obediência. Mas a Bíblia nos avisa que no fim dos tempos surgiriam homens:

"...traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo APARÊNCIA de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses". (2 Tim 3:4,5)

Talvez seja por isso que o Senhor Jesus não se preocupou com aparências ao vir a este mundo. A Bíblia nos relata um Mestre bem simples:

"Não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos,
para que o desejássemos".
(Isaías 53:1,2)

Realmente o Senhor não olha mesmo para a aparência do homem! Quando lemos as sãs doutrinas da Palavra de Deus, percebemos que os pensamentos de Deus não são os pensamentos do homem. Toda doutrina tem que ser bíblica e a própria Palavra de Deus nos mostra isso. O apóstolo Paulo mostra qual é a doutrina:

"Os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, SEGUNDO O EVANGELHO da glória do Deus bendito, que me foi confiado". (1 Timóteo 1:10, 11)

Veja que a Sã Doutrina tem que ser SEGUNDO O EVANGELHO da Glória do Deus Bendito! Sim, a verdadeira, imutável, santa, única doutrina verdadeira. Aliás, Jesus nunca mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Os homens é que mudam, ora proibindo uma coisa, ora proibindo outra. Há igrejas que para entrar tem que tirar o sapato, outras tem que estar com a gravata, outra não pode barba, outras já tem que usar a barba!

"Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça". (João 7:24)

O versículo acima recomenda o que este estudo pretende lhe explicar: a não julgar ninguém segundo a aparência. Os maiores enganos nas igrejas vem devido a este julgamento. E a isso a Bíblia adverte:

"Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz". (2 Coríntios 11:13,14)

Veja que coisa terrível! O apóstolo Paulo alerta sobre os falsos apóstolos, e diz que o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz!!! Que grande perigo é considerarmos alguém pelas suas vestes e acharmos que este está santificado! Este é um dos maiores enganos, como nos mostra a Bíblia. Veja como a exortação é mais clara ainda:

"...a fim de que tenhais que responder os que se gloriam na aparência , e não no coração".
(2 Coríntios 5:12b)

Existe uma conversa dos doutrinadores de roupa, que "Jesus não quer só o coração, mas o corpo todo". Sim, é verdade! Para a obra de Deus realmente é o corpo todo. Mas julgar o próximo, por não ter doutrinas de roupas, a Bíblia condena. Viver sob o julgo pesado do homem, cria mais apostasia (abandono da fé) do que frutos com suas proibições e exclusões.

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens...Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos". (Mateus 23:4,5)

Glória a Deus!!! Como a palavra de Deus é clara! Nos mostra como muitos dos homens querem impor aquilo que não está na Bíblia, com cobranças, e que não surte outro efeito senão o de servir de fardo. Muitos ainda se desculpam, dizendo que suas doutrinas de roupas compridas são consideradas loucura, porque nós cristãos realmente devemos ser como loucos para o mundo. Mas não é neste sentido, e o versículo abaixo explica isso:

"Porque, se enlouquecemos, é para Deus". (2 Coríntios 5:13)

Somos considerados loucos por amor a Cristo, por pregar a palavra da cruz e não por práticas loucas. Leia:

"Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem;
mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."
(1 Coríntios 1:18)

Veja que somos chamados de loucos por amor a Cristo, e não por doutrinas de homens. Algumas igrejas evangélicas vieram através de missionários de outros países, onde a cultura e a tradição influenciaram nas vestes. É preciso observar que num país de clima tropical como o nosso, usar roupas compridas vai significar sacrifício de tolo ao invés de santidade.

"Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa, Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram". (Gálatas 2:6)

Somente os que fazem a obra de Deus com amor e sinceridade com seu próximo é que podem acrescentar em alguma coisa. Já vimos no decorrer de nossa vida cristã pregadores famosos, que eram vistos como "grandes", terminarem sua carreira envolvidos em escândalos, pecados ocultos que ninguém suspeitava por julgar pela aparência. A Bíblia sempre nos adverte a ter cuidado com falsos profetas, enganadores, justamente porque eles se levantariam em nosso meio, ensinando sutilmente o que não está nas Escrituras.

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruido-ras...E MUITOS seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade". (2 Pedro 2:1a,2)

Heresia é tudo aquilo que não está na Palavra de Deus e tenta ser passado como fundamento de fé. E é destruidora porque ao invés de produzir frutos, traz turbação, confusão e por fim, a apostasia. Traz turbação porque as pessoas não encontram tais "doutrinas" (heresias) na Bíblia, e vê outros pregadores pregando contra estas heresias, e usando a Palavra de Deus.

É incrível como muitas pessoas se deixam levar por qualquer coisa que se diga em cima de um púlpito, sem ao menos se dar ao trabalho de conferir na Palavra de Deus se está certo, como os crentes bereanos. (Atos 17:11)

Toda santidade vem da sinceridade de coração, e não por imposição do homem. Toda doutrina tem que estar claramente baseada nas Escrituras Sagradas. E no que diz respeito as doutrinas, a Palavra de Deus é clara, assim como a Bíblia diz claramente dos dízimos e ofertas, sem precisar de outras interpretações. Está escrito claramente, abertamente, sem meios termos.

O maior erro de muitas igrejas é querer converter todo mundo. E Jesus não ordenou isso. Ele disse:

"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (Marcos 16:15)

Temos realmente que ter um prumo em nossas vidas. O prumo do amor ao próximo, da sinceridade, da oração, da comunhão com os irmãos sem falsidades, da evangelização, da obediência a Palavra de Deus.

"Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de
si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que,
assim como ele é de Cristo, também nós o somos".

(2 Coríntios 10:7)

A SÃ DOUTRINA - Parte 4 - Sal da Terra e Luz do Mundo


“Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo”. (Mateus 5:13,14)

Os falsos moralistas ainda usam como base para sua pseudo-santidade, os versículos de Mateus 5:13, 14, numa erradíssima interpretação de que o cristão tem que ser Sal da Terra e Luz do Mundo nas aparências! Que ensinamento é este que Jesus dá aos cristãos para serem luz e sal?? Vejamos: Que cor (aparência) tem o sal? É colorido? Não. O sal é branco, como a areia da praia do mar, e como o açúcar. Mas quando é provado o seu sabor é diferente! Alguém pode achar o sal muito semelhante ao açúcar, mas ao prová-lo, verá a enorme diferença entre um e outro.

O cristão tem que ser como o sal: Quando for "provado", tentado, o seu sabor é diferente. É amoroso, é de oração, é perdoador, é misericordioso. E não apenas por aparências!!! Do que adiantaria se o sal fosse lindo, colorido, porém insípido?!

O cristão também é Luz do Mundo, pois ele tem que iluminar o caminho da verdade para os que estão em trevas. Do que adiantaria uma luz acesa sob a luz do dia??? O significado de ser Luz do Mundo é justamente porque o mundo está em trevas! E o cristão tem que brilhar (pregar) o caminho que é Jesus. Veja o que diz o versículo 16:

"Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". (Mateus 5:16).

Então essa luz não pode estar ofuscada, ou seja, não estar apenas por aparências! Repare bem no que Jesus disse: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens...” Ora, uma luz por si só já brilha! Porque Ele ordenaria ainda que brilhasse diante dos homens?! A resposta vem logo adiante: “Para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". Entendeu agora? É para que os homens vejam sua boas obras. Sua pregação da palavra é uma boa obra! Se ser LUZ fosse apenas por aparências, beleza exterior, roupas, então o sino que tine de 1 Coríntios 13 teria muito valor! O apóstolo Paulo afirmou que ainda que tivesse dons, etc, se não tivesse amor, de nada valeria. Seria como "o sino que tine". O sino fica lá no alto, tem aparência, todo mundo vê. Mas não pode fazer nada por ninguém. Só faz barulho. Muitos em nosso meio podem até fazer muito barulho, mas não fazem as boas obras, para o nome do Senhor ser glorificado!

"E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu.
Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo".
(Isaías 65:5)

Se as doutrinas de roupa funcionassem com um fim de propor ética, decência, tudo estaria na santa paz e não haveria tantos enganos entre o Povo de Deus. O versículo de Isaías mostra a ira de Deus contra os que se julgam mais "santo" do que o próximo. É triste saber que, ao invés de haver palavras de conforto, intercessão, amor, há intrigas, confusões, julgamentos pela aparência, que causam sérios prejuízos para a obra de Deus. O Evangelho é para fortalecer o que está fraco na fé, erguer o que está caído. Mas ao invés disso, o fraco, caído, é mais criticado e mais condenado ainda, sob os olhares dos que se acham "mais santo" pela roupa, pelas aparências. Mas com Jesus foi diferente. Quando criticavam o Mestre porque ele estava em meio aos pecadores, Ele simplesmente respondeu:

"Os sãos não precisam de médicos, e sim os doentes". (Mateus 9:12)


O mesmo ocorreu quando queriam apedrejar a mulher adúltera, no evangelho de João capítulo 8. Depois que Jesus pediu que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra, e todo mundo foi saindo fora, Ele afirmou no versículo 15:

"Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo". (João 8:15)

Veja que Jesus não julgou uma mulher que fora pega no flagrante de adultério. Que dirá julgar alguém por causa de roupa, de aparências! Hoje em dia há pastores criticando outras igrejas que estão crescendo "sem doutrinas", pois segundo eles, estas igrejas estão crescendo porque "pode tudo", e nada é proibido. E o mais engraçado nestes pastores, é que, quando a igreja deles está cheia, é porque está dando frutos. Mas quando está vazia, é porque "mais importa a qualidade do que a quantidade". Ora, ou bem está dando frutos, ou bem é por causa da qualidade. Essa é a maior mentira e a desculpa mais esfarrapada que já ouvimos!

Não se avalia a qualidade de ninguém, pois a salvação é individual. O povo que Deus mandou Moisés tirar do Egito, das mãos de Faraó, murmurava no deserto. Que qualidade tinha este povo?? Mas não ordenou Deus tirá-los do Egito?! O que será que estes pastores dizem quando surge um escândalo no meio deles, mesmo tendo doutrinas de roupas? Que é "mistério"? Que a salvação é individual? Que cada um dará conta de si?? Ora, então a mesma resposta se dá para as igrejas que crescem "sem doutrinas" (como eles dizem). cada um dará conta de si mesmo a Deus.

E mais uma prova que o Senhor não quer que julguemos igreja ou ninguém pela roupa, está em Filipenses 1:18 o apóstolo Paulo diz:

"Mas que importa? Contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade,
Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei".


Alguns ainda usam o Antigo Testamento como base para proibições, doutrinas de roupas, usos e costumes. Então é justo que se considere também as passagens de Êxodo 3:21 a 22:

"EU darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias... Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda, jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais porei sobre vossos e filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios".

Veja nesta passagem acima, que o povo de Israel sai do Egito com utensílios de ouro e prata, como determinação do próprio Deus. Veja ainda o que diz Ezequiel 16:11,12:

"Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz (ou testa, em outra versão),
arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça".

Vemos claramente que estes usos e costumes não eram empecilhos para a comunhão do povo com Deus. Muito pelo contrário, era determinação do próprio Senhor. A Biblia Sagrada, a Palavra de Deus, o livro que contém a verdadeira doutrina, nos ensina claramente a identificar o cristão, aquele é de Deus e aquele que não é de Deus:

"Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo:
Quem não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus".

(1 João 3:10)

A SÃ DOUTRINA - Parte 5 - Alicerçados na Rocha


“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a
quem é semelhante: É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou,
abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha”. (Lucas 6:47,48)

Esta é uma maravilhosa passagem em que o Senhor Jesus faz a comparação do cristão que pratica a Palavra de Deus: É semelhante a uma casa que tem o seu alicerce sobre a rocha! Onde fica os alicerces de uma casa? A mostra, para todo mundo ver?? Claro que não! É embaixo da terra. Veja o que diz o versículo: “...cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces...” (versíc. 48) Ninguém vê os alicerces de uma casa ou dos enormes prédios, mas eles são o mais importante para a segurança, a firmeza, para eles não caírem!!!

Assim é o cristão! Ele não precisa sair por aí com uma plaquinha dizendo: “Sou cristão”. O alicerce do crente é escondido. Ninguém vê, ninguém sabe o quanto ele é firme. E ninguém precisa ficar sabendo mesmo. O importante é que ele é firme e pronto! Quantos querem parecer firmes, e despencam sem terem nenhuma firmeza?!

"Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe, não caia".
(1 Coríntios 10:12)

Quantos de nós já não ficamos boquiabertos, ao sabermos daquele irmão ou irmã, que parecia tão firme, e caiu ou até mesmo se desviou, e quase não acreditamos, a ponto de irmos conferir para ver se é verdade?! Isso, porque como já bem diziam os antigos: “As aparências enganam”. (E como enganam!!!)

Os doutrinadores de roupas, com suas confusas doutrinas sem base bíblica, ainda tentam, com suas pregações ameaçadoras, colocar medo no povo de Deus, alertando sobre o cristão refletir sobre “como ele está andando”. Insinuando assim, que ele deve observar os outros crentes, que usam roupas compridas, e imitá-los, pois estes são os “santos” a que eles se referem. O apóstolo Paulo dá um conselho para o cristão não ficar absorvendo ameaças fora da Palavra de Deus:

"Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus".
(1 Epístola de João 3:21)

O versículo acima jamais pode ser interpretado como um liberalismo para se fazer o que quiser. A bíblia tem ensinamentos claros de doutrinas e ensinamentos diversos. Sendo assim, a bíblia jamais poderia se contradizer com o que ela ensina. O versículo trata que “se o nosso coração não nos condena” justamente para assuntos que não estão claramente na bíblia. Porque alguém consultaria o coração (“-Será que estou errado?!) se a bíblia já tratar do assunto definidamente?? E se o nosso coração não nos condena, quem poderá nos condenar???

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem
os justifica. Quem os condenará?"
(Romanos 8:33,34)

Veja ainda o que diz a Bíblia Sagrada:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1 Coríntios 6:12)

Repare como o cristão não pode ser proibido de nada. O apóstolo Paulo aos Coríntios diz que TODAS AS COISAS lhe são lícitas, mas nem todas convêm. Ora, o cristão não precisa ser proibido de nada, pois ele já é lavado e remido pelo Sangue de Jesus. Paulo mostra sua liberdade, sem que ninguém o proiba de nada, quando ele diz: “...mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Se ele fosse proibido de alguma coisa, não precisaria ter a preocupação de dizer que não se deixaria levar por nenhuma delas. Estaria proibido, e acabou. E nesta mesma passagem, dos versículos 12 ao 20, o apóstolo Paulo está fazendo um alerta contra a prostituição. Basta ler o restante dos versículos:

“Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. (versículo 13)

Tanto que ele completa no versículo 18:

"Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo,
mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo"
.

Até agora não vimos nada aqui sobre roupas. Somente os “doutrinadores de roupas”, que usam versículos isolados, é que insinuam que estes textos tratam de vestes ou de aparências, e são seguidos por uma enorme quantidade de irmãos desapercebidos, que não lêem os versículos restantes. Quer saber uma doutrina que implica até na salvação do cristão? Então leia:

"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua,
engana o seu coração, a sua religião é vã".
(Tiago 1:26)

O que não refreia a sua língua, não consegue enganar ninguém aparentando ser religioso, mesmo com roupas compridas, “doutrinas”, etc... Se não refrear a sua língua, a religião dele é vã. É a Bíblia que diz!
O Povo de Deus é um povo liberto! Não pode haver acepção de pessoas por aparências, dogmas, ensinos diferentes, pois a Bíblia é uma só! O próprio Senhor Jesus ao ser indagado por João, ao ver um homem pregando, advertiu:

“Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra nós é por nós”. (Lucas 9:49,50)

Se você é um leitor assíduo da Bíblia, verá que João sempre foi um tanto impetuoso. Em Marcos 10:35-45, no “Pedidos dos filhos de Zebedeu”, Tiago e João pedem a Jesus que concedam a sentar-se a sua direita no Reino dos Céus, o que Jesus disse que não sabiam o que pediam. Muitas vezes a ambição de querer ser grande na obra de Deus, levam a alguns pensar que há exclusividades para eles serem usados por Deus, e não admitem que outros, que tem pensamentos diferentes, culturas diferentes, possam ser usados por Deus. O ciúme também pode ser um sério problema, como foi o caso de Josué, em Números 11:28,29. Por isso mesmo Jesus reforçou para João:

“...porque quem não é contra nós é por nós”. (Lc 9:50).

E Jesus diz mais:

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir,
e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor”.
(João 10:16)

Mesmo com irmãos de outros apriscos, de outras igrejas, de outras “doutrinas”, devemos estar unidos em amor, pois somos um só rebanho, ovelhas de um só Pastor: Jesus.

"...Pois, havendo entre vós inveja e contendas...dizendo um: Eu sou de Paulo,
e outro: Eu de Apolo...ninguém se glorie nos homens...porque tudo é vosso...
e vós de Cristo, e Cristo de Deus".
(1 Coríntios 3:3-23)

A SÃ DOUTRINA - Parte 6 - Manipulação Sentimental


“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus;
porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
(1 João 4:1)

Um dos maiores problemas entre os evangélicos pentecostais atualmente tem sido a manipulação sentimental. Surgem intrigas, desavenças, divisões na Casa de Deus, e o povo se acostumou a seguir quem está mais bem vestido (falsa santidade) e a quem fala mais em línguas ou tem mais dons espirituais. Não estou discriminando quem tenha dons espirituais. Muito pelo contrário, se temos dons espirituais, temos que deixar Deus nos usar para edificação nossa e da igreja. O que não pode acontecer é a pessoa que é usada por Deus em dons espirituais, estar acima de qualquer suspeita. Sem dúvidas que alguém que demonstra ter dons, trata-se de uma pessoa que busca a Deus, em montes, vigílias, consagrações, reuniões de oração, etc. Mas nem todo este “bom testemunho” de crente fervoroso o descarta de estar envolvido em contendas contra o próximo, falta de amor, tramóias contra irmãos, invejas, fofocas e outros sérios problemas. Se você acha impossível existir alguém assim, lembre-se que o Senhor Jesus advertiu em Mateus 7:22,23:

“"Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".”.

E o apóstolo Paulo alertou em 1 Coríntios 13:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...E ainda que tivesse o dom
de profecia, e conhecesse todos os mistérios...e ainda que tivesse toda fé, de maneira
tal que transportasse os montes, E NÃO TIVESSE AMOR, NADA SERIA”.

E em 2 Timóteo 3:4,5:

“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos, pois os homens serão...traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
tendo APARÊNCIA de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses”.

Alguns pastores criam problemas na igreja, causando divisões, acepção de pessoas, e até mesmo sérios pecados ocultos, e quando se vê acuado, recorre a algum profeta, contando o problema, colocando-se em papel de vítima, e o tal “profeta”, movido pela emoção, pelo julgamento da roupa, manipulado por elogios e apoio moral, entrega no meio do culto, algo do tipo:

“-Eis aí meu servo, esta luta que se levanta contra ti...vou eu te dar vitória contra teus inimigos...”

E a “vitória” que ele tem é, na calada da noite, fazer uma reunião e excluir, sem motivos, as pessoas que estão atrapalhando seus interesses pessoais. E a igreja, diante de qualquer um que fique contra o tal pastor, vê os excluídos como os “inimigos”, os “perseguidores” do pobre coitado do pastor. Tudo isso ocorre como fruto de uma manipulação sentimental, envolvendo esquema de falsos profetas, emoções, línguas estranhas, pecados ocultos e exclusão de quem quer falar a verdade!

“Eu, porém, respondi: Um homem como eu fugiria? E quem há que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver? De maneira nenhuma entrarei. E percebi que não era Deus que o enviara; mas ele pronunciou essa profecia contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o haviam subornado. Eles o subornaram para me atemorizar, a fim de que eu assim fizesse, e pecasse, para que tivessem de que me infamar, e assim vituperassem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me”.
(Neemias 6:12-14)

Não estou afirmando que todos os pastores agem assim. Reconheço as lutas na vida de um pastor, e sabemos que não é fácil. As provações, as perseguições, os obstáculos que se levantam, são muito grandes! Apenas me dirijo ao que alguns praticam, jogando almas no mundo, e conseqüentemente, no inferno. E mesmo sendo poucos pastores que agem assim, há a importância de se escrever, pois apenas uma alma tem muito valor para Deus.

“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da
morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”.
(Tiago 5:20)

O povo de Deus precisa a cada dia mais abrir os olhos para a verdade, a verdade do evangelho, abrir os olhos para a leitura e o entendimento da Palavra de Deus, para não ser manipulado por alguns poucos, que, sem caráter, sem amor, sem objetivos da Seara do Senhor, jogam muitas almas no mundo. Pergunta-se: Porque excluir sem motivos justos e apenas por deduções duvidosas?? Não diz a Palavra de Deus: “O que usa de engano não permanecerá na minha casa” ??? (Salmo 101:7) É lógico que, com os justos motivos, com pessoas que não querem nada com Deus, é justo a devida exclusão. Mas isso todo mundo vê, pois não há nada em oculto que não venha a ser revelado! (Mateus 10:26) Mas e o que ninguém ficou sabendo ao certo? Opiniões divididas, julgamentos, contradições, fofocas, etc...?! Tudo isso soa muito estranho no meio de um povo que se auto denomina “Povo de Deus”!

Falsos profetas não vem com placas se identificando como “falsos” ou “do diabo”, etc... Vem se apresentando até mesmo usando o nome de Jesus!

“Muitos virão em meu nome...” (Marcos 13:6a)

E também se viessem somente fora da igreja, não conseguiriam enganar a muitos.

“E enganarão a MUITOS”. (Marcos 13:6b)

Através destes falsos profetas, vem a manipulação das roupas, vestes, doutrinas que não estão na Bíblia, e vem para dividir o Povo de Deus, causando turbação, apostasia, julgamentos e condenações como foi a mulher adúltera de João 8. Doutrinas que servem para pisar no próximo. Mais nada! Se o povo evangélico ler mais e se unir mais, iremos ganhar mais almas para o Reino de Deus, pregando a verdadeira, única, santa e imutável doutrina: A que está na Bíblia Sagrada!!!

A SÃ DOUTRINA - Parte 7 - Circuncisão


"No qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar
do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo". Colossenses 2:11

No versículo acima o apóstolo Paulo nos mostra que a verdadeira circuncisão é a do coração, e não a externa. O desentendimento que houve em Atos 15 se assemelha aos doutrinadores de roupas dos dias atuais, que só trazem confusão no meio do povo de Deus.

A circuncisão era a remoção da pele que cobre a glande peniana, e entre os israelitas este ato significava fazer parte do povo eleito. Mas em Colossenses 2:11 Paulo mostra que a verdadeira circuncisão advém do arrependimento e da fé sincera nos desígnios de Deus. Leia com atenção versículo seguinte:

"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo
que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"
Atos 15:10

Pedro não aprova que os doutrinadores, que pregavam a circuncisão exterior, impusesse sobre os discípulos um jugo. Leia mais:

"Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se
convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos
ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue".
Atos 15:19,20

Claramente a Palavra de Deus nos ensina a não "perturbar" aqueles que se convertem. Nos dias de hoje vemos alguns que inquietam os que se convertem, pregando "doutrinas" de igrejas, dogmas do homem, ensinamentos que não estão na Bíblia Sagrada. E no versículo 24 novamente fala desses perturbadores:

"Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm
perturbado com palavras, confundindo as vossas almas".
Atos 15:24

Veja que eles estavam "confundindo as almas", causando perturbação, e como diz a Palavra, "...não lhes tendo nós dado mandamento", ou seja, pregando o que não está na Bíblia, causando julgamentos, contendas, por uma doutrina exterior, a circuncisão! E para evitar estas perturbações, recomendou:

"Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas
coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue,
e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá".

Atos 15:28,29

Em Gálatas 5:1-15 o apóstolo Paulo exorta a se conservar a LIBERDADE. Leia o que diz:

"Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos
dobreis novamente a um jogo de escravidão".
Gálatas 5:1

Não devemos mais nos meter debaixo do jugo da servidão. O jugo do homem é o que tira a liberdade, que proibe, que condena, que julga! Ao invés de amor e crescimento da obra, causa divisões, apostasia, e o apóstolo finaliza no versículo 14:

"Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Gálatas. 5:14

Paulo diz que toda a lei se resume em amar o próximo. Aí está a verdadeira doutrina de Cristo! Do que adianta o homem não usar uma bermuda, ou a mulher não usar uma calça comprida, e odiar e caluniar o seu próximo?! Em Mateus 23:24 Jesus define estas pessoas:

"Guias cegos! Que coais um mosquito, e engulis um camelo". Mateus 23:24

Coam um mosquito e engolem um camelo!!! Isso mesmo! Não usam uma bermuda, doutrina que não está na Bíblia, mas odeiam e caluniam o semelhante, doutrina que a Bíblia mais exorta! Quanta hipocrisia!!!

E o mais engraçado nestes "doutrinadores de roupa" é que ainda se acham no direito de julgar, condenar e expulsar os que eles julgam "segundo a aparência". Em Mateus 13:24-30 Jesus nos ensina a parábola do"Joio e o Trigo". Nesta parábola, quando os servos viram o joio no meio do trigo, disseram:
"...Queres, pois, que vamos arrancá-lo?" Mateus 13:28b

Ao que o chefe de família respondeu:

"Não, para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo". Mateus 13:29

Jesus deixou bem claro que o joio não pode ser tirado do meio do trigo até o dia da colheita! E para quem ainda não entender a parábola, Jesus deixa mais claro ainda, explicando esta parábola:

"...a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno..." Mateus 13:38

E no versículo 39 Ele diz quando será a ceifa:

"..a ceifa é o fim do mundo..." Mateus 13:39b

Está bem claro que, antes do fim do mundo, ninguém pode julgar, condenar, arrancar ninguém! E como estes "doutrinadores de roupa" querem condenar e excluir pessoas com doutrinas que nem estão na Bíblia?! Que Deus tenha muita misericórdia desses doutrinadores!!!

Na epístola de Paulo a Tito, há uma exortação sobre esses doutrinadores, que só causam confusões:
"Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores,
principalmente os da circuncisão".
Tito 1:10

Veja o que ele diz: "...principalmente os da circuncisão", ligando com Atos 15, que lemos anteriormente. E no versículo 14 ele reforça:

"Não dando ouvidos a fábulas judaicas,
nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade".
Tito 1:14

Só mesmo pessoas com a mente impura podem ver maldade em uma pessoa com bermuda decente, ou uma mulher com uma calça-comprida decente. Por isso Paulo diz:

"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro;
antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas".
Tito 1:15

E muito antes, Jesus já havia ensinado em Mateus 7:1-5:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis
julgados, e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no
olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão:
Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a
trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão".

E como, diante de tantas doutrinas confusas de roupas e costumes de homens, podemos ter certeza que o Senhor Jesus está em nós? Pela "doutrina" de roupa? Pela aparência ou roupas compridas que usamos?? Não!!! A resposta está na Primeira Epístola de João 3:24:

"E nisto conhecemos que Ele permanece em nós:
pelo Espírito que nos tem dado".

A SÃ DOUTRINA - Parte 8 - Trajes Decentes

"Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje honesto, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras".
(1 Timóteo 2:9,10)

Esta mensagem de Paulo a Timóteo em momento algum especifica algum tipo de roupa. Paulo condena os excessos! Tanto que ele fala da "modéstia". Se houvesse algum tipo específico, este versículo seria inútil. Fala-se de sensatez e modéstia quando não há regras específicas sobre um determinado assunto. Por exêmplo: Não existe nenhuma doutrina que proíba voce de ir descalço para a igreja. Voce pode colocar seu paletó, gravata, e ir com os pés no chão, que não há nenhuma regra específica neste assunto. Porém, voce vai ser sensato em que, mesmo estando com o pé machucado, irá colocar uma sandália, para não ser tão ridículo. Também não há nenhuma regra que proíba algum irmão, por mais rico que ele seja, que use um terno quase todo em ouro, com botões de ouro, etc... Porém, mesmo ele sendo o homem mais rico do mundo, esse irmão terá a "modéstia" de não usar algo tão extravagante na igreja. Paulo adverte as mulheres que se ataviem com modéstia. Naquela época a sociedade greco-romana se caracterizava pelas suas vestes extravagantes.

O problema não está na roupa em si, mas na sensualidade, na intenção com que uma mulher pode colocar até mesmo uma saia! Quantas vezes já vimos, em algumas dessas igrejas, meninas que usam a saia justa demais, transparente, curta, e outros tipos de sensualidades, muito piores que usar uma calça-comprida decente, e o pastor não disciplina! Jesus advertiu que a oração também pode ser um mero pecado, quando feita com outras intenções:

"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas,
e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens".
(Mateus 6:5)

Ora, o problema não está na oração, e sim no modo como os hipócritas oravam! Ou vamos deixar de orar por isso?! O mesmo se refere ao jejum:

"Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando". (Mateus 6:16)

Este versículo está condenando o jejum? Não iremos mais jejuar?? O versículo mostra que a intenção dos hipócritas era de aparecer, e não jejuar com sinceridade e espiritualidade. O texto de Paulo em 1 Timóteo 2:9 nos mostra que o problema não está nas roupas (seja saia, calça-comprida, etc) mas na honestidade com que a mulher usa estas roupas.

Será que os pregadores que insistem com 1 Tm 2:9, obedecem também a 1 Tessalonicenses 5:26? Vejamos:
"Saudai a todos os irmãos com ósculo santo".

O ósculo é o beijo de saudação, que o apóstolo Paulo imperativamente ordena: "Saudai". Esses pregadores "beijam" o seu próximo?! Claro que não e todos nós sabemos disso! Paulo ensina a tratar os irmãos com amor. O beijo, em sua época, era um ato cultural que significava o afeto, como o aperto de mão hoje. Não ler o contexto do versículo, não estudar a Bíblia Sagrada procurando analisar aspectos culturais e históricos, só produz confusão e fanatismo. Ignorar estes pontos é o mesmo que querer vestir capas e túnicas nos dias de hoje!

"E ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa". (Mateus 5:40)

Alguns irmãos e irmãs ainda alegam em seus testemunhos que mudaram suas roupas porque "sentiram"de se vestir diferente, e que com outro tipo de roupa (bermuda, camiseta) não se sentem bem. Muito difícil este sentimento não ser fruto de uma cobrança incansável de seus líderes que usam os púlpitos para doutrinar regras de roupas. Outro motivo é a aceitação social no grupo. Nestas igrejas, se o novo agregado ainda insiste em usar bermuda, alguns irmãos ainda o olham de canto de olho, jogam indiretas sobre roupas, o desprezam dos convites pra sair, e logo, logo o adepto opta por se vestir como os demais. Isso não é o toque do espírito! Isso é cobrança do homem! Porém, mesmo que eles afirmem estar "sentindo de não usar mais bermuda", claramente estas doutrinas não tem respaldo bíblico, e o mais correto a se definir este "sentir", é o que diz Jeremias 17:9:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"

Os doutrinadores de roupas, com suas doutrinas ruídas, ainda tentam basear seus falsos ensinos no versículo de 2 Coríntios 5:17:

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que
tudo se fez novo".

Na idéia destes doutrinadores de plantão, quando Paulo diz que TUDO SE FEZ NOVO, então é tudo mesmo e acabou. Como eles dizem, "o crente é diferente". Ora, se este versículo se refere a TUDO mesmo, então o crente (que tem que ser diferente) se almoçava, não almoça mais, certo? Se dormia, não dorme mais! Se jantava, não janta mais... Enfim, TUDO se fez novo! Mas daí quanto a almoçar, dormir, etc, os doutrinadores de roupas terão que concordar que esse "tudo" não é bem "tudo". Até porque isso seria o limite da paranóia. Tudo teria que mudar. Imagine!

Tudo se fez novo, no seu modo de viver, de ver a vida, nas suas reações, no seu amor para com o próximo. No seu interior, tudo se fez novo!

As igrejas legalistas proíbem as jovens e mulheres o uso de anéis e pulseiras, e não proíbem o uso do relógio e aliança de noivado e casamento, alegando que as pulseiras e anéis não tem utilidade, senão de adorno, e isso, para eles, é vaidade. É difícil entender destes doutrinadores o que é e o que não é "vaidade" para eles, visto vermos eles praticarem o mesmo que condenam em outras áreas de suas vidas! Pergunta: Se o que não é útil na vestimenta do cristão é vaidade, que utilidade tem os botões nas mangas dos paletós? Eles abotoam alguma coisa?? Ou só servem para adornar??? Não são uma vaidade?! A gravata surgiu como cachecol. Enrolados no pescoço, protegiam do enorme frio nos países onde a temperatura gira normalmente em torno de zero grau. No século dezenove, na França, a gravata foi estilizada, e tornou-se um mero adorno no pescoço dos homens. Num país de clima tropical como o Brasil, que utilidade tem uma gravata? Não é mais uma "vaidade" no pescoço dos doutrinadores de roupas?!
Alguns dos que pregam doutrinas de roupas ainda usam como base a passagem de Gênesis 41:14:

"Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra.
Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó".

Na opinião dos doutrinadores, se José vestiu-se e barbeou-se, então o mesmo exemplo deve ser seguido pelos cristãos. Pregar um versículo desse como doutrina é, no mínimo, ridículo. Não há nenhuma passagem bíblica que especifique roupas para os cristãos, e o caso de José foi que ele estava preso num calabouço no Egito, e ficou um longo período sem se barbear, e suas roupas deviam estar sujas, com mau cheiro. O ato de José fazer a barba foi tão comum como alguém que escova os dentes após as refeições, ou toma banho normalmente. Em nenhum momento o versículo diz: "E ouvindo José a voz de Deus ordenando ele se barbear, foi, e barbeou-se". Não existe isso! Há inúmeras passagens bíblicas que citam a "barba de Arão"(Salmo 133:2), etc.

Se os doutrinadores de roupas insistem em pregar este exemplo de José, como fica a situação no final do capítulo? Leia:

"E tirou Faraó o anel da sua mäo, e o pôs na mäo de José, e o fez vestir
de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço."

Se alegarem que esse anel e esse colar é simbólico, então o "barbear" de José também é simbólico! Porque uma parte do texto é simbólico e outra parte não?! Se o evento que ocorreu com José é exemplo a ser seguido, então o que ocorreu em Gênesis 19:31-33 também deve ser observado:

"Então a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que
entre a nós, segundo o costume de toda a terra; vem, demos a nosso pai vinho a beber,
e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. Deram, pois,
a seu pai vinho a beber naquela noite; e, entrando a primogênita, deitou-se com seu pai;
e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou".

As filhas de Ló deram vinho ao pai, e quando este adormeceu, tiveram relações sexuais com ele. Isso não significa que as filhas devem seguir esse exemplo de atitude hoje. Lemos que em ambos os casos, de José se barbear e das filhas de Ló, são casos específicos.

E se for para seguir o caso de José, como ficam os Adornos de Rebeca???
"Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro. Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos. Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor, e tirou o servo jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe". (Gênesis 24:22,47,53)

Nenhum destes adornos eram impecilhos para a comunhão do povo com Deus. Mas infelizmente, nos dias de hoje, há os escribas, fariseus, hipócritas, que condenam tudo e todo mundo, sem ao menos estudarem a Bíblia e seu contexto histórico, criando heresias, jogando milhares de jovens fora da igreja, e consequentemente, no inferno. Por isso mesmo Jesus advertiu:

"Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus". (Mateus 16:6)

Devemos refletir e estudar sobre o que vamos obedecer, e não viver uma obediência cega a doutrinas que não tem fundamento bíblico. Por isso o salmista alertou:

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca
precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão".
(Salmo 32:9)
E aos líderes, Pedro recomendou bem:
"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente
segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade. Nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho".
(1 Pedro 5:2,3)

Os doutrinadores praticamente criaram uma Moda Evangélica! São diferentes dos não-evangélicos, mas iguais na aparência. Há revistas de roupas exibindo páginas e mais páginas de saias e vestidos "evangélicos" que estão na moda.

Diante de tantas heresias, como o cristão pode saber se sua vida está ou não sendo santificada? Pela Palavra de Deus e pela oração!

"Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada". (1 Timóteo 4:5)

Denis de Oliveira é Pastor da Assembleia de Deus Ministério Poder de Deus, RJ.

CISTERNAS ROTAS - O POVO CAVA DOUTRINAS QUE NÃO ESTÃO NA BÍBLIA!


"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas,
e cavaram cisternas, cisternas rotas, que näo retêm águas". (Jeremias 2:13)

Na região da Palestina era comum a construção de cisternas para armazenar água, por ela não ser abundante. Eram cavadas na pedra porosa, e depois impermeabilizadas com cal e areia. Mesmo assim muitas acabavam por fender-se e a água esvair-se. Além disso, a qualidade da água nem se comparava com a que brotava do manancial.

Nesta passagem Jeremias destaca a seriedade do pecado de Judá. "A mim me deixaram". O povo deixa de buscar na Verdadeira Fonte, Deus, para acreditar em cisternas criadas pelo homem, que pensavam armazenar uma "boa" água para o povo. Mas estas cisternas sempre acabavam por fender-se, a água ir embora, e o povo continuar com sede. O gosto da água era ruim, mas mesmo assim bebiam.

"E cavaram cisternas".

Quando o homem deixa de buscar em Deus e na sua Palavra a verdadeira fonte de água, começa a cavar achismos, heresias, pensando em alcançar uma "vida santa", que além de se contradizerem com a Palavra de Deus, deixam o povo sempre com sede. O Senhor Jesus exortou isso emMarcos 7:1-8:

"Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coraçäo está longe de mim. Em väo, porém, me honram, ensinando doutrinas que säo mandamentos de homens. Porque, DEIXANDO o mandamento de Deus, retendes a tradiçäo dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas".

A verdadeira Fonte de Água Viva é o Senhor Jesus e a sua Palavra. As "doutrinas" dos homens, além de não estarem na Bíblia, só servem para confundir, dividir e criar apostasia.

"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas". (Isaías 55:1)

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pós-se em pé, e clamou, dizendo:
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a
Escritura, rios de água viva correräo do seu ventre". (João 7:37,38)
160