A SÃ DOUTRINA - Parte 5 - Alicerçados na Rocha


“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a
quem é semelhante: É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou,
abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha”. (Lucas 6:47,48)

Esta é uma maravilhosa passagem em que o Senhor Jesus faz a comparação do cristão que pratica a Palavra de Deus: É semelhante a uma casa que tem o seu alicerce sobre a rocha! Onde fica os alicerces de uma casa? A mostra, para todo mundo ver?? Claro que não! É embaixo da terra. Veja o que diz o versículo: “...cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces...” (versíc. 48) Ninguém vê os alicerces de uma casa ou dos enormes prédios, mas eles são o mais importante para a segurança, a firmeza, para eles não caírem!!!

Assim é o cristão! Ele não precisa sair por aí com uma plaquinha dizendo: “Sou cristão”. O alicerce do crente é escondido. Ninguém vê, ninguém sabe o quanto ele é firme. E ninguém precisa ficar sabendo mesmo. O importante é que ele é firme e pronto! Quantos querem parecer firmes, e despencam sem terem nenhuma firmeza?!

"Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe, não caia".
(1 Coríntios 10:12)

Quantos de nós já não ficamos boquiabertos, ao sabermos daquele irmão ou irmã, que parecia tão firme, e caiu ou até mesmo se desviou, e quase não acreditamos, a ponto de irmos conferir para ver se é verdade?! Isso, porque como já bem diziam os antigos: “As aparências enganam”. (E como enganam!!!)

Os doutrinadores de roupas, com suas confusas doutrinas sem base bíblica, ainda tentam, com suas pregações ameaçadoras, colocar medo no povo de Deus, alertando sobre o cristão refletir sobre “como ele está andando”. Insinuando assim, que ele deve observar os outros crentes, que usam roupas compridas, e imitá-los, pois estes são os “santos” a que eles se referem. O apóstolo Paulo dá um conselho para o cristão não ficar absorvendo ameaças fora da Palavra de Deus:

"Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus".
(1 Epístola de João 3:21)

O versículo acima jamais pode ser interpretado como um liberalismo para se fazer o que quiser. A bíblia tem ensinamentos claros de doutrinas e ensinamentos diversos. Sendo assim, a bíblia jamais poderia se contradizer com o que ela ensina. O versículo trata que “se o nosso coração não nos condena” justamente para assuntos que não estão claramente na bíblia. Porque alguém consultaria o coração (“-Será que estou errado?!) se a bíblia já tratar do assunto definidamente?? E se o nosso coração não nos condena, quem poderá nos condenar???

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem
os justifica. Quem os condenará?"
(Romanos 8:33,34)

Veja ainda o que diz a Bíblia Sagrada:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1 Coríntios 6:12)

Repare como o cristão não pode ser proibido de nada. O apóstolo Paulo aos Coríntios diz que TODAS AS COISAS lhe são lícitas, mas nem todas convêm. Ora, o cristão não precisa ser proibido de nada, pois ele já é lavado e remido pelo Sangue de Jesus. Paulo mostra sua liberdade, sem que ninguém o proiba de nada, quando ele diz: “...mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Se ele fosse proibido de alguma coisa, não precisaria ter a preocupação de dizer que não se deixaria levar por nenhuma delas. Estaria proibido, e acabou. E nesta mesma passagem, dos versículos 12 ao 20, o apóstolo Paulo está fazendo um alerta contra a prostituição. Basta ler o restante dos versículos:

“Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. (versículo 13)

Tanto que ele completa no versículo 18:

"Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo,
mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo"
.

Até agora não vimos nada aqui sobre roupas. Somente os “doutrinadores de roupas”, que usam versículos isolados, é que insinuam que estes textos tratam de vestes ou de aparências, e são seguidos por uma enorme quantidade de irmãos desapercebidos, que não lêem os versículos restantes. Quer saber uma doutrina que implica até na salvação do cristão? Então leia:

"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua,
engana o seu coração, a sua religião é vã".
(Tiago 1:26)

O que não refreia a sua língua, não consegue enganar ninguém aparentando ser religioso, mesmo com roupas compridas, “doutrinas”, etc... Se não refrear a sua língua, a religião dele é vã. É a Bíblia que diz!
O Povo de Deus é um povo liberto! Não pode haver acepção de pessoas por aparências, dogmas, ensinos diferentes, pois a Bíblia é uma só! O próprio Senhor Jesus ao ser indagado por João, ao ver um homem pregando, advertiu:

“Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra nós é por nós”. (Lucas 9:49,50)

Se você é um leitor assíduo da Bíblia, verá que João sempre foi um tanto impetuoso. Em Marcos 10:35-45, no “Pedidos dos filhos de Zebedeu”, Tiago e João pedem a Jesus que concedam a sentar-se a sua direita no Reino dos Céus, o que Jesus disse que não sabiam o que pediam. Muitas vezes a ambição de querer ser grande na obra de Deus, levam a alguns pensar que há exclusividades para eles serem usados por Deus, e não admitem que outros, que tem pensamentos diferentes, culturas diferentes, possam ser usados por Deus. O ciúme também pode ser um sério problema, como foi o caso de Josué, em Números 11:28,29. Por isso mesmo Jesus reforçou para João:

“...porque quem não é contra nós é por nós”. (Lc 9:50).

E Jesus diz mais:

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir,
e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor”.
(João 10:16)

Mesmo com irmãos de outros apriscos, de outras igrejas, de outras “doutrinas”, devemos estar unidos em amor, pois somos um só rebanho, ovelhas de um só Pastor: Jesus.

"...Pois, havendo entre vós inveja e contendas...dizendo um: Eu sou de Paulo,
e outro: Eu de Apolo...ninguém se glorie nos homens...porque tudo é vosso...
e vós de Cristo, e Cristo de Deus".
(1 Coríntios 3:3-23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

160