A SÃ DOUTRINA - Parte 7 - Circuncisão


"No qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar
do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo". Colossenses 2:11

No versículo acima o apóstolo Paulo nos mostra que a verdadeira circuncisão é a do coração, e não a externa. O desentendimento que houve em Atos 15 se assemelha aos doutrinadores de roupas dos dias atuais, que só trazem confusão no meio do povo de Deus.

A circuncisão era a remoção da pele que cobre a glande peniana, e entre os israelitas este ato significava fazer parte do povo eleito. Mas em Colossenses 2:11 Paulo mostra que a verdadeira circuncisão advém do arrependimento e da fé sincera nos desígnios de Deus. Leia com atenção versículo seguinte:

"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo
que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"
Atos 15:10

Pedro não aprova que os doutrinadores, que pregavam a circuncisão exterior, impusesse sobre os discípulos um jugo. Leia mais:

"Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se
convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos
ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue".
Atos 15:19,20

Claramente a Palavra de Deus nos ensina a não "perturbar" aqueles que se convertem. Nos dias de hoje vemos alguns que inquietam os que se convertem, pregando "doutrinas" de igrejas, dogmas do homem, ensinamentos que não estão na Bíblia Sagrada. E no versículo 24 novamente fala desses perturbadores:

"Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm
perturbado com palavras, confundindo as vossas almas".
Atos 15:24

Veja que eles estavam "confundindo as almas", causando perturbação, e como diz a Palavra, "...não lhes tendo nós dado mandamento", ou seja, pregando o que não está na Bíblia, causando julgamentos, contendas, por uma doutrina exterior, a circuncisão! E para evitar estas perturbações, recomendou:

"Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas
coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue,
e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá".

Atos 15:28,29

Em Gálatas 5:1-15 o apóstolo Paulo exorta a se conservar a LIBERDADE. Leia o que diz:

"Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos
dobreis novamente a um jogo de escravidão".
Gálatas 5:1

Não devemos mais nos meter debaixo do jugo da servidão. O jugo do homem é o que tira a liberdade, que proibe, que condena, que julga! Ao invés de amor e crescimento da obra, causa divisões, apostasia, e o apóstolo finaliza no versículo 14:

"Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Gálatas. 5:14

Paulo diz que toda a lei se resume em amar o próximo. Aí está a verdadeira doutrina de Cristo! Do que adianta o homem não usar uma bermuda, ou a mulher não usar uma calça comprida, e odiar e caluniar o seu próximo?! Em Mateus 23:24 Jesus define estas pessoas:

"Guias cegos! Que coais um mosquito, e engulis um camelo". Mateus 23:24

Coam um mosquito e engolem um camelo!!! Isso mesmo! Não usam uma bermuda, doutrina que não está na Bíblia, mas odeiam e caluniam o semelhante, doutrina que a Bíblia mais exorta! Quanta hipocrisia!!!

E o mais engraçado nestes "doutrinadores de roupa" é que ainda se acham no direito de julgar, condenar e expulsar os que eles julgam "segundo a aparência". Em Mateus 13:24-30 Jesus nos ensina a parábola do"Joio e o Trigo". Nesta parábola, quando os servos viram o joio no meio do trigo, disseram:
"...Queres, pois, que vamos arrancá-lo?" Mateus 13:28b

Ao que o chefe de família respondeu:

"Não, para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo". Mateus 13:29

Jesus deixou bem claro que o joio não pode ser tirado do meio do trigo até o dia da colheita! E para quem ainda não entender a parábola, Jesus deixa mais claro ainda, explicando esta parábola:

"...a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno..." Mateus 13:38

E no versículo 39 Ele diz quando será a ceifa:

"..a ceifa é o fim do mundo..." Mateus 13:39b

Está bem claro que, antes do fim do mundo, ninguém pode julgar, condenar, arrancar ninguém! E como estes "doutrinadores de roupa" querem condenar e excluir pessoas com doutrinas que nem estão na Bíblia?! Que Deus tenha muita misericórdia desses doutrinadores!!!

Na epístola de Paulo a Tito, há uma exortação sobre esses doutrinadores, que só causam confusões:
"Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores,
principalmente os da circuncisão".
Tito 1:10

Veja o que ele diz: "...principalmente os da circuncisão", ligando com Atos 15, que lemos anteriormente. E no versículo 14 ele reforça:

"Não dando ouvidos a fábulas judaicas,
nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade".
Tito 1:14

Só mesmo pessoas com a mente impura podem ver maldade em uma pessoa com bermuda decente, ou uma mulher com uma calça-comprida decente. Por isso Paulo diz:

"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro;
antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas".
Tito 1:15

E muito antes, Jesus já havia ensinado em Mateus 7:1-5:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis
julgados, e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no
olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão:
Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a
trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão".

E como, diante de tantas doutrinas confusas de roupas e costumes de homens, podemos ter certeza que o Senhor Jesus está em nós? Pela "doutrina" de roupa? Pela aparência ou roupas compridas que usamos?? Não!!! A resposta está na Primeira Epístola de João 3:24:

"E nisto conhecemos que Ele permanece em nós:
pelo Espírito que nos tem dado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

160