A SÃ DOUTRINA - Parte 8 - Trajes Decentes

"Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje honesto, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras".
(1 Timóteo 2:9,10)

Esta mensagem de Paulo a Timóteo em momento algum especifica algum tipo de roupa. Paulo condena os excessos! Tanto que ele fala da "modéstia". Se houvesse algum tipo específico, este versículo seria inútil. Fala-se de sensatez e modéstia quando não há regras específicas sobre um determinado assunto. Por exêmplo: Não existe nenhuma doutrina que proíba voce de ir descalço para a igreja. Voce pode colocar seu paletó, gravata, e ir com os pés no chão, que não há nenhuma regra específica neste assunto. Porém, voce vai ser sensato em que, mesmo estando com o pé machucado, irá colocar uma sandália, para não ser tão ridículo. Também não há nenhuma regra que proíba algum irmão, por mais rico que ele seja, que use um terno quase todo em ouro, com botões de ouro, etc... Porém, mesmo ele sendo o homem mais rico do mundo, esse irmão terá a "modéstia" de não usar algo tão extravagante na igreja. Paulo adverte as mulheres que se ataviem com modéstia. Naquela época a sociedade greco-romana se caracterizava pelas suas vestes extravagantes.

O problema não está na roupa em si, mas na sensualidade, na intenção com que uma mulher pode colocar até mesmo uma saia! Quantas vezes já vimos, em algumas dessas igrejas, meninas que usam a saia justa demais, transparente, curta, e outros tipos de sensualidades, muito piores que usar uma calça-comprida decente, e o pastor não disciplina! Jesus advertiu que a oração também pode ser um mero pecado, quando feita com outras intenções:

"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas,
e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens".
(Mateus 6:5)

Ora, o problema não está na oração, e sim no modo como os hipócritas oravam! Ou vamos deixar de orar por isso?! O mesmo se refere ao jejum:

"Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando". (Mateus 6:16)

Este versículo está condenando o jejum? Não iremos mais jejuar?? O versículo mostra que a intenção dos hipócritas era de aparecer, e não jejuar com sinceridade e espiritualidade. O texto de Paulo em 1 Timóteo 2:9 nos mostra que o problema não está nas roupas (seja saia, calça-comprida, etc) mas na honestidade com que a mulher usa estas roupas.

Será que os pregadores que insistem com 1 Tm 2:9, obedecem também a 1 Tessalonicenses 5:26? Vejamos:
"Saudai a todos os irmãos com ósculo santo".

O ósculo é o beijo de saudação, que o apóstolo Paulo imperativamente ordena: "Saudai". Esses pregadores "beijam" o seu próximo?! Claro que não e todos nós sabemos disso! Paulo ensina a tratar os irmãos com amor. O beijo, em sua época, era um ato cultural que significava o afeto, como o aperto de mão hoje. Não ler o contexto do versículo, não estudar a Bíblia Sagrada procurando analisar aspectos culturais e históricos, só produz confusão e fanatismo. Ignorar estes pontos é o mesmo que querer vestir capas e túnicas nos dias de hoje!

"E ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa". (Mateus 5:40)

Alguns irmãos e irmãs ainda alegam em seus testemunhos que mudaram suas roupas porque "sentiram"de se vestir diferente, e que com outro tipo de roupa (bermuda, camiseta) não se sentem bem. Muito difícil este sentimento não ser fruto de uma cobrança incansável de seus líderes que usam os púlpitos para doutrinar regras de roupas. Outro motivo é a aceitação social no grupo. Nestas igrejas, se o novo agregado ainda insiste em usar bermuda, alguns irmãos ainda o olham de canto de olho, jogam indiretas sobre roupas, o desprezam dos convites pra sair, e logo, logo o adepto opta por se vestir como os demais. Isso não é o toque do espírito! Isso é cobrança do homem! Porém, mesmo que eles afirmem estar "sentindo de não usar mais bermuda", claramente estas doutrinas não tem respaldo bíblico, e o mais correto a se definir este "sentir", é o que diz Jeremias 17:9:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"

Os doutrinadores de roupas, com suas doutrinas ruídas, ainda tentam basear seus falsos ensinos no versículo de 2 Coríntios 5:17:

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que
tudo se fez novo".

Na idéia destes doutrinadores de plantão, quando Paulo diz que TUDO SE FEZ NOVO, então é tudo mesmo e acabou. Como eles dizem, "o crente é diferente". Ora, se este versículo se refere a TUDO mesmo, então o crente (que tem que ser diferente) se almoçava, não almoça mais, certo? Se dormia, não dorme mais! Se jantava, não janta mais... Enfim, TUDO se fez novo! Mas daí quanto a almoçar, dormir, etc, os doutrinadores de roupas terão que concordar que esse "tudo" não é bem "tudo". Até porque isso seria o limite da paranóia. Tudo teria que mudar. Imagine!

Tudo se fez novo, no seu modo de viver, de ver a vida, nas suas reações, no seu amor para com o próximo. No seu interior, tudo se fez novo!

As igrejas legalistas proíbem as jovens e mulheres o uso de anéis e pulseiras, e não proíbem o uso do relógio e aliança de noivado e casamento, alegando que as pulseiras e anéis não tem utilidade, senão de adorno, e isso, para eles, é vaidade. É difícil entender destes doutrinadores o que é e o que não é "vaidade" para eles, visto vermos eles praticarem o mesmo que condenam em outras áreas de suas vidas! Pergunta: Se o que não é útil na vestimenta do cristão é vaidade, que utilidade tem os botões nas mangas dos paletós? Eles abotoam alguma coisa?? Ou só servem para adornar??? Não são uma vaidade?! A gravata surgiu como cachecol. Enrolados no pescoço, protegiam do enorme frio nos países onde a temperatura gira normalmente em torno de zero grau. No século dezenove, na França, a gravata foi estilizada, e tornou-se um mero adorno no pescoço dos homens. Num país de clima tropical como o Brasil, que utilidade tem uma gravata? Não é mais uma "vaidade" no pescoço dos doutrinadores de roupas?!
Alguns dos que pregam doutrinas de roupas ainda usam como base a passagem de Gênesis 41:14:

"Então Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair apressadamente da masmorra.
Ele se barbeou, mudou de roupa e apresentou-se a Faraó".

Na opinião dos doutrinadores, se José vestiu-se e barbeou-se, então o mesmo exemplo deve ser seguido pelos cristãos. Pregar um versículo desse como doutrina é, no mínimo, ridículo. Não há nenhuma passagem bíblica que especifique roupas para os cristãos, e o caso de José foi que ele estava preso num calabouço no Egito, e ficou um longo período sem se barbear, e suas roupas deviam estar sujas, com mau cheiro. O ato de José fazer a barba foi tão comum como alguém que escova os dentes após as refeições, ou toma banho normalmente. Em nenhum momento o versículo diz: "E ouvindo José a voz de Deus ordenando ele se barbear, foi, e barbeou-se". Não existe isso! Há inúmeras passagens bíblicas que citam a "barba de Arão"(Salmo 133:2), etc.

Se os doutrinadores de roupas insistem em pregar este exemplo de José, como fica a situação no final do capítulo? Leia:

"E tirou Faraó o anel da sua mäo, e o pôs na mäo de José, e o fez vestir
de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço."

Se alegarem que esse anel e esse colar é simbólico, então o "barbear" de José também é simbólico! Porque uma parte do texto é simbólico e outra parte não?! Se o evento que ocorreu com José é exemplo a ser seguido, então o que ocorreu em Gênesis 19:31-33 também deve ser observado:

"Então a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que
entre a nós, segundo o costume de toda a terra; vem, demos a nosso pai vinho a beber,
e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. Deram, pois,
a seu pai vinho a beber naquela noite; e, entrando a primogênita, deitou-se com seu pai;
e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou".

As filhas de Ló deram vinho ao pai, e quando este adormeceu, tiveram relações sexuais com ele. Isso não significa que as filhas devem seguir esse exemplo de atitude hoje. Lemos que em ambos os casos, de José se barbear e das filhas de Ló, são casos específicos.

E se for para seguir o caso de José, como ficam os Adornos de Rebeca???
"Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro. Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos. Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor, e tirou o servo jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe". (Gênesis 24:22,47,53)

Nenhum destes adornos eram impecilhos para a comunhão do povo com Deus. Mas infelizmente, nos dias de hoje, há os escribas, fariseus, hipócritas, que condenam tudo e todo mundo, sem ao menos estudarem a Bíblia e seu contexto histórico, criando heresias, jogando milhares de jovens fora da igreja, e consequentemente, no inferno. Por isso mesmo Jesus advertiu:

"Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus". (Mateus 16:6)

Devemos refletir e estudar sobre o que vamos obedecer, e não viver uma obediência cega a doutrinas que não tem fundamento bíblico. Por isso o salmista alertou:

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca
precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão".
(Salmo 32:9)
E aos líderes, Pedro recomendou bem:
"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente
segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade. Nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho".
(1 Pedro 5:2,3)

Os doutrinadores praticamente criaram uma Moda Evangélica! São diferentes dos não-evangélicos, mas iguais na aparência. Há revistas de roupas exibindo páginas e mais páginas de saias e vestidos "evangélicos" que estão na moda.

Diante de tantas heresias, como o cristão pode saber se sua vida está ou não sendo santificada? Pela Palavra de Deus e pela oração!

"Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada". (1 Timóteo 4:5)

Denis de Oliveira é Pastor da Assembleia de Deus Ministério Poder de Deus, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

160