PÃES AOS CACHORRINHOS - PORQUE JESUS FOI TÃO DURO COM AQUELA MULHER?


"Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel...Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos". (Mateus 15:24,26)

Agiu o Senhor Jesus com preconceito quando respondeu aquela mulher de forma tão dura? Pregamos, ensinamos, ouvimos que o Mestre é amoroso, que ama a todos com igualdade, e nós cristãos sabemos isso não só biblicamente mas também pelas experiências em nossa vida. Mas aqui neste ocorrido é preciso prestar atenção em alguns detalhes no encontro desta mulher com Jesus.

"Filho de Davi".

O fato é que os gentios podiam chamar Jesus de Senhor, mas de Filho de Davi era direito somente dos judeus! Dirigir-Lhe a palavra citando a sua filiação era dirigir-se a sua humanidade! Esta mulher era cananéia. Os cananeus foram abominados por Deus pela sua idolatria (Dt. 7:1,2). Ela, com toda certeza, tentou se passar por israelita, numa tentativa de receber a bênção mais rápido.

"Despede-a, que vem gritando atrás de nós".

No versículo 23 os discípulos chegam a propor o afastamento daquela mulher, pois ela vinha gritando atrás deles. Jesus não a mandou embora, mas respondeu que viera "as ovelhas perdidas da casa de Israel". Isso já era pra ela entender que Ele, Jesus, sabia que ela não era israelita! "E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel". (versic. 24)

"Senhor, socorre-me".

No versículo 25 a mulher o adorou e o chama de "Senhor", humilhando-se como pagã cananéia e dirigindo-se a autoridade do Senhor Jesus. A palavra "Senhor" refere-se a divindade do Senhor Jesus. "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". (João 5:23)

"Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos".

No versículo 26 o Senhor Jesus nos parece ser mais frio que esperávamos. Mas em Levíticos 11 os idólatras cananeus (adoradores de baal) são considerados como cães. A aparente dureza de Jesus conduz aquela mulher ao seu verdadeiro lugar no plano terreal. Ela sabia porque Jesus falou aquilo de "cachorrinhos". Ela entendeu e sabia da maldição aos cananeus, considerados como "cães", idólatras, devotos de baal. Em Apocalipse vemos uma passagem que expressa isso não se referindo aos animais: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". (Apocalipse 22:15). Ela reconheceu que tentou mentir, além de ser uma idólatra cananéia.

"Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores".

No versículo 27 ela tem a bem-aventurança de humilhar-se reconhecendo sua posição e rogando a bênção para a sua filha, como uma migalha para um imerecido pecador. A palavra graça significa "amor imerecido". E é pela graça que somos salvos. Ela se humilhou, e "os humilhados serão exaltados". (Mateus 23:12).

"Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã".

Jesus mostra que Ele é o Pão da Vida, e até as suas migalhas matam a fome do mais vil pecador. Jesus sai dos estreitos limites de sua aliança com os judeus, deixando de ser apenas "Jeová em Israel" para ser o "Salvador" para todo aquele que crê.

Não adianta clamar a Jesus achando-se no direito de receber alguma coisa. Temos que reconhecer que somos pecadores, e se não fosse a misericórdia do Senhor não estaríamos nem aqui.

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". (Lamentações 3:22)

10 comentários:

  1. Muito boa mensagem Pastor Denis! Estava procurando algo mais profundo sobre o porquê Jesus fala confere a mulher cananéia a conciçao de cachorro. Parabéns pelo post !!! Temos um blog www.luzparaseudia.blogspot.com . Vou te seguir e nos segue lá. Assim fazemos uma parceiria! Shalom!

    Carlinhos Candido

    ResponderExcluir
  2. pastor denis, quando jesus fala sobre caes que ficarao de fora, ele esta se referindo á pastores,que levam a obra de qualquer,maneira ex:os falsos pastores,para Deus sao considerados como caes,por isso ele nao esta se referindo a animais.

    ResponderExcluir
  3. pastor muito boa a mensagem gostaria que enviace cmentario biblico para meu e-mail
    antonio.carlosevangelista@hotmail.com
    que DEUS te abençoê

    ResponderExcluir
  4. Ola pastor sábio a sua expressão tinha duvidas quanto a " cachorinhos " deus seja louvado

    ResponderExcluir
  5. Uma explicação perfeita e bem detalhada,muito esclarecedora. Deus é perfeito e sabio.

    ResponderExcluir
  6. Aff

    Não importa se a mulher era cananeia ou não!!!

    Ela só queria que Jesus libertasse a sua filha que estava miseravelmente endemoniada!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do seu ensino sobre esta passagem que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. que tremendo esta palavra;que deus altissimo continue a lhe dar sabedoria para a proclamação do evangelho da graça.

    ResponderExcluir

160