PÃES AOS CACHORRINHOS - PORQUE JESUS FOI TÃO DURO COM AQUELA MULHER?


"Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel...Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos". (Mateus 15:24,26)

Agiu o Senhor Jesus com preconceito quando respondeu aquela mulher de forma tão dura? Pregamos, ensinamos, ouvimos que o Mestre é amoroso, que ama a todos com igualdade, e nós cristãos sabemos isso não só biblicamente mas também pelas experiências em nossa vida. Mas aqui neste ocorrido é preciso prestar atenção em alguns detalhes no encontro desta mulher com Jesus.

"Filho de Davi".

O fato é que os gentios podiam chamar Jesus de Senhor, mas de Filho de Davi era direito somente dos judeus! Dirigir-Lhe a palavra citando a sua filiação era dirigir-se a sua humanidade! Esta mulher era cananéia. Os cananeus foram abominados por Deus pela sua idolatria (Dt. 7:1,2). Ela, com toda certeza, tentou se passar por israelita, numa tentativa de receber a bênção mais rápido.

"Despede-a, que vem gritando atrás de nós".

No versículo 23 os discípulos chegam a propor o afastamento daquela mulher, pois ela vinha gritando atrás deles. Jesus não a mandou embora, mas respondeu que viera "as ovelhas perdidas da casa de Israel". Isso já era pra ela entender que Ele, Jesus, sabia que ela não era israelita! "E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel". (versic. 24)

"Senhor, socorre-me".

No versículo 25 a mulher o adorou e o chama de "Senhor", humilhando-se como pagã cananéia e dirigindo-se a autoridade do Senhor Jesus. A palavra "Senhor" refere-se a divindade do Senhor Jesus. "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". (João 5:23)

"Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos".

No versículo 26 o Senhor Jesus nos parece ser mais frio que esperávamos. Mas em Levíticos 11 os idólatras cananeus (adoradores de baal) são considerados como cães. A aparente dureza de Jesus conduz aquela mulher ao seu verdadeiro lugar no plano terreal. Ela sabia porque Jesus falou aquilo de "cachorrinhos". Ela entendeu e sabia da maldição aos cananeus, considerados como "cães", idólatras, devotos de baal. Em Apocalipse vemos uma passagem que expressa isso não se referindo aos animais: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". (Apocalipse 22:15). Ela reconheceu que tentou mentir, além de ser uma idólatra cananéia.

"Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores".

No versículo 27 ela tem a bem-aventurança de humilhar-se reconhecendo sua posição e rogando a bênção para a sua filha, como uma migalha para um imerecido pecador. A palavra graça significa "amor imerecido". E é pela graça que somos salvos. Ela se humilhou, e "os humilhados serão exaltados". (Mateus 23:12).

"Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã".

Jesus mostra que Ele é o Pão da Vida, e até as suas migalhas matam a fome do mais vil pecador. Jesus sai dos estreitos limites de sua aliança com os judeus, deixando de ser apenas "Jeová em Israel" para ser o "Salvador" para todo aquele que crê.

Não adianta clamar a Jesus achando-se no direito de receber alguma coisa. Temos que reconhecer que somos pecadores, e se não fosse a misericórdia do Senhor não estaríamos nem aqui.

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". (Lamentações 3:22)

27 comentários:

  1. Muito boa mensagem Pastor Denis! Estava procurando algo mais profundo sobre o porquê Jesus fala confere a mulher cananéia a conciçao de cachorro. Parabéns pelo post !!! Temos um blog www.luzparaseudia.blogspot.com . Vou te seguir e nos segue lá. Assim fazemos uma parceiria! Shalom!

    Carlinhos Candido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. havia dois tipos de caos :os kuon que eram o cachorros errantes e os kanarion que eram os caes demesticos que ficavam debaixo da mesa dos seus donos.O judeus deveriam comer com jesus na mesa porem o rejeitaram e nos gentios fomos colocados na mesa que ante era debaixo de mesa

      Excluir
    2. Cães Eram Homens que Se prostituiam ou Prostitutos Nos Cúltos a Baal e asterotes deuses do Fenicios!!

      Excluir
  2. pastor denis, quando jesus fala sobre caes que ficarao de fora, ele esta se referindo á pastores,que levam a obra de qualquer,maneira ex:os falsos pastores,para Deus sao considerados como caes,por isso ele nao esta se referindo a animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo qdo se fala cachorrinhos pode ser tanto o obreiros mas tbem todos aqueles que leva uma vida dupla sem compromisso com Deus na igreja é uma coisa na igreja é outra e vive fingindo que é crente pq o impio todos sabem que é impio mas e aquele que parece crente mas ainda pratica as práticas que praticava seja pastores seja obreiros seja menbros todos se enquadra nesse texto devemos tomar cuidado pq o diabo não olha para onde o tiro vai pegar

      Excluir
    2. Desculpe interromper o assunto, mais eu tenho uma reflexão bem legal tambem.
      Em Levítico , relata os cananeus adorando um deus pagã, com uma cabeça de cachorro.
      Se olharmos na história, não querendo ir contra o 'homem sexual'

      Mais quando se falava desse deus , se falava em sexo homem com homem, sexo anal.
      Sugiro que procure mais afundo na história dos cananeus.

      Excluir
  3. pastor muito boa a mensagem gostaria que enviace cmentario biblico para meu e-mail
    antonio.carlosevangelista@hotmail.com
    que DEUS te abençoê

    ResponderExcluir
  4. Ola pastor sábio a sua expressão tinha duvidas quanto a " cachorinhos " deus seja louvado

    ResponderExcluir
  5. Uma explicação perfeita e bem detalhada,muito esclarecedora. Deus é perfeito e sabio.

    ResponderExcluir
  6. Aff

    Não importa se a mulher era cananeia ou não!!!

    Ela só queria que Jesus libertasse a sua filha que estava miseravelmente endemoniada!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do seu ensino sobre esta passagem que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. que tremendo esta palavra;que deus altissimo continue a lhe dar sabedoria para a proclamação do evangelho da graça.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa essa explicação.Que Deus continuem dando-lhe essa sabedoria .

    ResponderExcluir
  10. Muito bom. Agora entendi a palavra antes não entendia. Como não sabia sobre essa palavra já vi muito pregadores falando que Jesus chamou a mulher de cachorra . Que ignorância . Meu povo perece por falta de conhecimento. Mais foi boa a explicação.gostei muito......

    ResponderExcluir
  11. Muito bom pois eu também tirei algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Realmente um texto simplificado e adornado
    Parabéns

    ResponderExcluir
  13. A PAZ DO SENHOR JESUS!!!
    Ouvi uma pregação, que falava que o motivo de Jesus ter chamado a mulher de cachorrinho, foi pelo fato dela ser descendente de Cão (Em algumas traduções Cam)um dos filhos de Noé, que teve sua genealogia amaldiçoada por ter zombando do seu pai (Noé) ao vê-lo bêbado e nu.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito de mergulhar nesses ensinamentos

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a explicação Deus abençoe

    ResponderExcluir
  16. Não acredito que a mulher tentou fingir ser israelita, se ela clamou a Jesus pela cura de sua filha é que acreditava sim que ele realmente era o Filho de Davi.

    ResponderExcluir
  17. Obgd pelas respostas,
    Deus continue abençoando a todos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom. Mim ajudou muito na preparação de um sermão.
    Obg.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Amei esse estudo,parabéns!

    ResponderExcluir

160