A SÃ DOUTRINA - Doutrinas X Usos e Costumes


“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)

O ensinamento doutrinário na igreja deve estar de acordo com a Bíblia. O que não estiver nas Sagradas Escrituras, não pode ser considerado como “Doutrina”. O apóstolo Paulo afirmou: “Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”.(Gálatas 1:8) Sendo assim, o que está na Bíblia deve ser observado e respeitado. E o que não está na Bíblia, ou seja, outro evangelho, deve ser anátema (traduzindo: expulso do nosso meio). É o que nos ensina a Palavra de Deus!

Porém, infelizmente há pessoas que confundem doutrina com usos e costumes. Doutrina é o que está na Bíblia. Usos e Costumes são dogmas, tradições de uma cultura local, de um povo ou nação, e não se encontram nas Escrituras. Por exemplo: a uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam: ouvir rádio; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem algum; o casal de namorado não podia andar nem de mãos dadas! Calça jeans era sinal de fraqueza espiritual e a pessoa estava prestes a sair da igreja. E além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu! Pergunta: Onde foram parar estas “doutrinas”? Não eram de Deus? E se eram, porque acabaram?? Se não eram de Deus, porque permaneceram por tanto tempo, suspendendo e excluindo irmãos da igreja?? Acabaram, porque não passavam de doutrinas de homens!

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". Colossenses 2: 20-23

No versículo acima o apóstolo Paulo adverte aos Colossenses que todas essas doutrinas dos homens perecem!!!

“Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens”. (1 Cor. 7:23)


Um exemplo bíblico dos que viviam na doutrina dos homens está em Marcos 7:1-8. Veja o que Jesus disse nesta passagem:

“Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.

(Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos)

Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos
conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

Jesus chama de hipócritas, como já havia profetizado Isaías, aqueles que, ao invés de seguirem o mandamento de Deus, que está na Bíblia, seguem tradições, costumes impostos pelos homens. Aliás, se voce é um leitor assíduo das Escrituras, vai notar nos evangelhos, que os escribas, fariseus, hipócritas eram conhecidos pela roupa! Isso mesmo!!! Queriam sempre mostrar boa aparência exterior:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia”.(Mateus 23:27)

Jesus nunca se vestiu de maneira especial para mostrar que era o Filho de Deus. Para Judas o identificar dentre os outros, teve que lhe dar um beijo, senão os homens não saberiam qual era. Se Jesus usasse alguma roupa especial, diferente, Judas apenas diria:

“-Aquele que está com a roupa tal, da cor tal, etc...”

Mas não. Judas teve que dizer:

“Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o”. (Mateus 26:48)

A santidade de Jesus não estava em roupas, mas em amor e sinceridade!!! E o pior de quem segue todos estes costumes de homens, é que além de seguirem estas "doutrinas", ainda julgam e condenam todos os outros que não acompanham suas tradições. Jesus advertiu contra isso em Marcos 7. E o apóstolo Paulo aconselhou em Romanos 14:4,5:

“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.

Esta maravilhosa passagem de Romanos nos mostra que jamais devemos julgar nosso próximo por motivo algum. Seja por dogmas da igreja, costumes de roupas, e demais coisas de homens, que não se encontram nas Escrituras. As roupas, desde o tempo de Jesus aos dias atuais, mudaram muito. Se houvesse alguma doutrina bíblica específica sobre roupas, teríamos que usar túnicas, mantos, aqueles vestidos enormes. Roupas sociais foram inventadas muito tempo depois de Jesus. Muitas igrejas que pregam sobre roupas usam como apoio, interpretando erroneamente Efésios 4:17:

“Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade do seu sentido”.

Mas será que este “andar” desse versículo trata de roupas? Essa VAIDADE trata das vestes apenas?? Observe que Paulo fala da "...vaidade do seu sentido...", e não da vaidade das vestes! Senão, vejamos o que nos diz os versículos restantes, do 25 ao 32:

“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...Irai-vos, e não pequeis...
não deis lugar ao diabo...Aquele que furtava, não furte mais...Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...Toda a amargura, e cólera, e ira,
e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.”

Você percebeu que o “andar” de que fala a Bíblia, trata do caráter, e não do exterior do homem. Que a"vaidade" não se trata apenas das roupas, mas da integridade do cristão. É verdade que há mesmo vaidade nas roupas indecentes. Mas não estou defendendo isso. Porque como fica quem não usa o que é indecente?! Estará em pecado porque não adota uma regra?? Nota-se entre muitos dos homens que pregam doutrinas de roupas, as malícias, contendas, invejas, fofocas, confusões, fruto dos julgamentos a que vivem acusando o próximo, ao invés do amor. A Bíblia nos ensina a amar e orar pelo irmão, ao invés de julgar. Este estudo não tem o propósito de dizer que você não possa ter uma boa ética, de se vestir decentemente, para fazer a obra de Deus. Mas mostrar como é errado julgar segunda a parência.

"Não julgueis segundo a aparência, mas sim pela reta justiça". (João7:24)

Quando Deus mandou Samuel ungir a Davi como rei de Israel, Samuel viu Eliabe, e disse:

“Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel:
Não atentes para a sua APARÊNCIA, nem para a grandeza da sua estatura,
porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como vê o homem,
pois o homem olha para o que está diante dos olhos,
porém o Senhor olha para o coração”.
(1 Samuel 16:6,7)

Como é errado julgar as pessoas segundo a aparência! Muitas igrejas jogam mais pessoas no mundo do que ganham para o Reino de Deus. Toda doutrina de homem, imposta pelo homem, não surte outro efeito senão a apostasia, ou seja, o abandono da fé. Quem faz a obra é o Espírito Santo, e não o homem, com cobranças. Saul tentou impor a Davi as roupas com as quais ele deveria lutar contra Golias. Veja o que diz 1 Samuel 17:38 e 39:

“Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. E vestiu a Davi da sua própria
armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça”.

A intenção de Saul era até boa, pois ele pensava que Davi iria precisar das armaduras (roupas) para pelejar contra Golias. Mas não foi assim:

“Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si”.

O homem, até bem intencionado, pensa que venceremos o inimigo, com armaduras exteriores. Mas Efésios 6:10 nos ensina a vestir a Armadura de Deus, ou seja, Armadura Espiritual. Quanto a você ter uma posição diferente, isso é entre você e Deus. Porém, não julgue que seu irmão tenha que ser igual a você. A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos ensina a identificar o verdadeiro servo de Deus, aquele que realmente é discípulo do Senhor Jesus. Quer saber que versículo é esse? É fácil. Está em João 13:35:

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,
se tiverdes amor uns aos outros”.

19 comentários:

  1. Caro pr navegando na internet encontrei este artigo, posso dizer que foi bem coerente em sua colocação, pois muitas igreja hj querem fazer dos usos e costume doutrina pela qual querem empurrar goela a baixo de muitos crentes.
    Gostaria de sua autorização para publicar este artigo no meu blog
    http://kerigmaevangelico.blogspot.com
    desde ja agradeço.
    fique na paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei pastor do ensino aqui onde eu moro em marabá Pará aqui e o mais tem usus e costumes aqui proíbe muito principalmente a mulher pregar dizem que não pode a mulher tem que ficar calada e ordenação de Paulo e oque eles ensina aqui principalmente mais em usus e proibido a mulher usar relógio calças joias tipo cordão básico um brinquinho pequeno só o básico mesmo assim não pode relógio dizem que é vaidade trançar o cabelo dizem que tá amarrando a vida maquiagem não pode mesmo só o básico mesmo assim não pode assistir TV não pode ter espelho em casa dizem que não pode perfume não pode sandália só rasteirinha sem saltinho se depilar a mulher não pode di jeito nem um não pode depilar nada ..aqui pregam mais essas doutrina doque amor

      Excluir
  2. Parabéns pastor Denis, é isso aí, bem esclarecido. Visite meu blog tem alguns comentários lá sobre esses assuntos. Paz.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns irmão Denis sua postagem é uma ferramenta util para pessoas que se confundem com tantas doutrinas impostas em nossos dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cristão é luz do mundo .como um cristão vai ser a luz do mundo se ate as veste dele é igual a do mundo . desde ja te peço perdão porque não concordo com sua colocação.

      Excluir
    2. O cristão é a luz do mundo por causa das vestes ou por causa das boas obras e o bom testemunho? Caro amigo não se engane, pois os ímpios também usam terno e gravata nem por isto eles são a luz do mundo! Aparência exterior não presta para nada senão para agradar o olhos carnais! Você até pode falar que uma certa mulher é santa por causa da saia comprida mas e o interior dela acaso você conhece bem? Deus nos julga por dentro e não por fora! Deus não julga o homem conforme a aparência exterior e sim a interior! Fica a dica.

      Excluir
  4. Pastor Denis, Jesus não é contra os bons costumes, e sim, contra os maus.
    O problema, hoje em dia, está no liberalismo pecaminoso que as igrejas cristãs adotaram. A doutrina do pode quase tudo está sendo ensinada por pastores como o senhor, que deixam a "crentallhada" andar como quer, ou como o mundo anda. Não é verdade pastor? Ou vai me dizer que o senhor e as suas ovelhas se vestem com pudor e modéstia? Que a sua igreja não se veste de modo sensual? O que é condenado pela bíblia.
    No caso de Jesus, ele não pretendia se tornar manifesto entre o povo, pois ainda não era chegada a sua hora. Além do mas, não havia nenhum problema em Jesus se vestir como o povo, pois a maioria dos judeus se vestiam com muito pudor. O que não é o caso da nossa sociedade, que faz apologia a sensualidade e a semi-nudez. E o pior é que os pastores liberais defendem esse mundanismo. O que não é o seu caso, não é, pastor Denis?
    As mulheres da sua igreja não usam: calças apertadas que mostram os contornos do corpo; shorts e blusinhas que expõe pernas e barriga que, geralmente, estão tatuadas ou com algum pendente no umbigo; além de mini-saias e roupas transparentes que se ver até a calçinha que ,geralmente, é um anti-higiênico fio dental.
    Lamentável que pastores como o senhor concordem com costumes que violam o mandamento do PUDOR e da MODÉSTIA e não detestam as roupas contaminadas pela carne, como o Espirito Santo manda: 1Tm 2.9; Jd 19-23.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Irº Cláudio! Veja bem eu tenho quase 10 anos como membro da IEADEP ( AD em Pernambuco), que é a + rígida do país no tocante aos costumes, e isso ñ impede de mtas irmãs irem à igreja de minissaia, vestidos apertadíssimos,tranparentes, decotados e sensuais. Enquanto outras, inclusive esposas de obreiros, estão de saia longa porém adulterando.Nós ñ estamaos nesta terra pra ser juiz do irmão até pq, se necessário tal irmão terá Jesus por advogado. Ao invés de contendermos vamos aprender a ajudar o próximo em oração. Até pq quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo de Deus e ñ nós! E de qualquer forma é melhor que tal irmão/ irmã esteja"desconcertado" dentro da igreja do que no mundo; pois Jesus sabe como concertá-lo; isso ñ cabe a nós. Temos que amarmos uns aos outros e admoestar em amor! Óculo Santo! Fica na Paz!!!!!

      Excluir
    2. Minha querida Elainy, não adianta está na igreja sendo sensual, ou adúltero, ou ladrão, ou mentiroso, etc; as pessoas que cometem um desses pecados se não se arrependerem em tempo, pois Jesus dá tempo; serão lançadas fora, pois receberam em vão a graça de Deus.
      Leia a bíblia e veja o que Jesus disse ao pastor de uma igreja (anjo), e a todos os membros que ali congrgavam: "Tomara que fostes frio ou quente, mas porque és morno te vomitarei da minha boca.
      Leia a bíblia por favor irmã Elainy e seja submissa a Palavra de Deus, se não, a senhora será enganada pelos falsos mestres e por seus discursos mundanos e sensuais. Fique na paz.

      Excluir
    3. Tem muitos acabe se deixando levar por Izabel,e muitos estão assentando a mesa com ela ...

      Excluir
  5. Olahh..quero dar uma palavrinhas...para o irmão Cláudio.. E a irmã ..por que essa discussão de doutrina ..vaidade...eu me batizei a 1 mês ..na Deus e Amor...e estudo sozinha em casa...peço ajuda pra Deus...me dar um pouco de entendimento... Mais o pouco q eu intendo... Jamais faria o q VC estão fazendo até por da nossa boca só tem q sair o bem..se alguém de vcs 2 quiserem se ..entender.. Q façam isso só vcs dois n em público.. Por devemos ser cautelosos com a palavra do senhor.. Até porq uma alfinetada no próximo.. E ruim os outros verem e esfriar em sua fé "..então quando alguém falar algo q VC n concorda fique pra VC e entrega nas mãos de Deus porq ele dará a direção correta...n se precipite com a tua boca...leia todo o provérbios... #fiquemnapazdosenhor#

    ResponderExcluir
  6. Olahh..quero dar uma palavrinhas...para o irmão Cláudio.. E a irmã ..por que essa discussão de doutrina ..vaidade...eu me batizei a 1 mês ..na Deus e Amor...e estudo sozinha em casa...peço ajuda pra Deus...me dar um pouco de entendimento... Mais o pouco q eu intendo... Jamais faria o q VC estão fazendo até por da nossa boca só tem q sair o bem..se alguém de vcs 2 quiserem se ..entender.. Q façam isso só vcs dois n em público.. Por devemos ser cautelosos com a palavra do senhor.. Até porq uma alfinetada no próximo.. E ruim os outros verem e esfriar em sua fé "..então quando alguém falar algo q VC n concorda fique pra VC e entrega nas mãos de Deus porq ele dará a direção correta...n se precipite com a tua boca...leia todo o provérbios... #fiquemnapazdosenhor#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom! Até onde entendi, o Pr. Denis deu uma palavra esclarecedora a respeito do que é Sã Doutrina e o que são imposições humanas. Não percebi em momento algum, uma postura de juiz de sua parte, ao falar sobre a questão. Como ele mesmo disse, seu propósito não foi mostrar que é errado ter uma boa ética, e muito menos que não há necessidade de um cristão se vestir decentemente, + o que é condenável diante de Deus, (e Jesus e os apóstolos deixou isso muito claro), é o julgar segundo às aparências. Aliás, que me perdoe o irmão Cláudio, + seja como for, o juízo pertence única e exclusivamente a Deus. E resumindo: a palavra "chave" nesta e em outras questõs, chama_se, EQUILIBRIO. Quem busca em Cristo, está livre do extremismo e de vãs contendas...

      Excluir
  7. meu Deus quanta falta de vigilancia a palavra de Deus foi deixada pra ser vivida e pregada em espirito e nao discutida e ela e um conjunto de corpo ,alma e espirito o que acontece e que muitos estao vivendo e pregando ela para seu proprio deleite e nao obedecendo e nem renunciando a sua propria vontade so da escandalo e confusao

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo estudo !
    Deus abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Mas qdo a Palavra nos diz pra santificar(significa separar)corpo,alma e espírito,creio que é em tudo.E a Bíblia é bem clara,qdo diz,que a boca fala do que o coração tá cheio,a mudança tem que vir de dentro pra fora.Exemplo:Se vc estiver num deserto,e tiver que beber o último copo d'água pra sobreviver e eu passar e de deixar um carro pra vc chegar mais rápido,mas vc não souber dirigir,vc vai chegar?E se eu deixar o carro,vc souber dirigir,mas não tiver gasolina,vc vai chegar??? Então se eu tiver doutrina,e a língua for grande, coração ruim,vou morrer antes de tomar a água,certo.E se tiver um coração bom,nas estiver mudando,morre do mesmo jeito.A doutrina, não é salvação,mas um tempero que vai de diferenciar do mundo.Conwr um bife sem sal é ruim né...Nem tudo está escrito na Bíblia,por isso que Deus deixou o Espírito Santo pra guiar seu povo na verdade,quem é de Deus ouve sua voz e obedece.Pir isso que a salvação não é por obras,pra não nós gloriarmos

    ResponderExcluir
  10. Devemos sempre lembrar que costumes não gera Doutrina,mas Doutrina Gera bons COSTUMES..

    ResponderExcluir
  11. Quem estabeleceu que calça é roupa só de homem?

    ResponderExcluir
  12. Nos tempos bíblicos tanto homens quanto mulheres usavam túnicas iguais, o que diferenciava era a cor acho que a da mulher era um pouco mais comprida.Se calça é só pra homens quem critica deveria usar calça com corte feminino.Como tbm ficam os passe que homem usa o kilte uma espécie de saia , como na Escócia, ou em alguns lugares da África , ou Arábia onde a centenas de anos as roupas masculinas são uma espécie de saia ou vestido.Temos que prezar pela decência

    ResponderExcluir

160